Alfa Romeo: modelos futuros até 2030

Passarão em breve dois anos desde que Stellantis assumiu as marcas italianas da antiga FCA, e com o francês Jean-Philippe Imparato no leme, a empresa quer transformando a marca Alfa Romeo para lhe dar o sucesso que merece com novos modelos.

Uma coisa é certa, Jean-Philippe Imparato comunica muito menos do que a antiga direcção da FCA. Com este último, entre 2010 e 2020 houve quase um plano de produto por ano, com 8 novos modelos em 4 anos, a nova gestão Stellantis é muito mais sóbria com anúncios.

Publicidade

No entanto, em entrevistas aqui e ali, são dadas dicas sobre o futuro da marca e dos futuros modelos Alfa Romeo.

Neste artigo, um resumo de toda a informação sobre os futuros modelos Alfa Romeo.

Publicidade

A marca Alfa Romeo :

Stellantis continua a tentar assegurar-nos que Alfa Romeo manterá o seu ADN para os aficionados, ao mesmo tempo que precisa de captar uma nova audiência para fazer mais volume.

  • Um plano de produto para 10 anos programado e validado internamente
  • A prioridade não é o lançamento de pequenas séries
  • 100 modelos eléctricos % em 2027
  • Novo designer Alejandro Mesonero-Romanos desde Junho de 2021
  • Uma marca premium desportiva
  • 1 novo modelo por ano
  • Motores que podem diferir entre a Europa e a China/Japão/EUA/Canadá
  • Uma oferta para além do segmento D até 2030 (ou seja, grandes saloons e/ou grandes SUV)
  • Se Alfa Romeo ficar em F1, será apenas com um motor Ferrari

Os futuros modelos Alfa Romeo :

Abaixo encontra-se um quadro de modelos que, quase de certeza, serão lançados até 2030.

Publicidade
ModelosSegmentoAnoPlataformaCódigo internoFábrica
Alfa Romeo TonaleC-SUV2022FCA SW LWB965Pomigliano d'Arco (Itália)
Alfa Romeo Giulia MY23D-sedan2023Giorgio952Cassino (Itália)
Alfa Romeo Stelvio MY23D-SUV2023Giorgio949Cassino (Itália)
Alfa Romeo 33 StradaleSupercarro2023MC20P33Modena (Itália)
Alfa Romeo MILANOB-SUV2024PSA eCMP966Tychy (Polónia)
Alfa Romeo StelvioD-SUV2025STLA Grande951
Alfa Romeo GiuliaD-sedan2026STLA Grande953
Alfa Romeo XE-SUV2027STLA Grande
Alfa Romeo AlfettaC-sedan2028STLA Médio
Alfa Romeo X2029
Alfa Romeo X2030

Isto deixa modelos hipotéticos tais como um grande sedan (e-sedan), um novo Duetto conversível, e um coupé desportivo. Estes dois últimos poderiam beneficiar das plataformas do futuro Maserati GranTurismo e GranCabrio, sob a plataforma STLA Large. Mas todos estes modelos hipotéticos são condicionados pelo sucesso de de modelos anteriores...

A vida do Tonale poderá também ser muito curto, pois em 2027 todos os carros Alfa Romeo serão 100 % eléctricos. Resta saber se a "velha" plataforma FCA pode ser transformada numa 100 % eléctrica ou se em 2028 aparecerá um novo Tonale numa plataforma STLA Small.

Publicidade

E quanto a Quadrifoglio versões desportivas num futuro 100 % eléctricos... que ainda está por ver.

Como um lembrete abaixo, o diferentes plataformas Stellantis de acordo com os segmentos.

Publicidade

38 Comentários

Deixe uma resposta
  1. Não consigo ver a Alfa a ficar na F1, pois a Sauber está a ser comprada pela Audi, a Alpha Tauri está a tornar-se Honda, a McLaren está prestes a assinar com a BMW e a Andretti está a visar cada vez mais a Williams.
    Em suma, o círculo está completo.

    • Ainda não há nada de concreto! Tenho dificuldade em ver a BMW a voltar ou pelo menos não vejo os sinais dela, Alpha Tauri Honda? Tenho a impressão de que a Honda vai voltar com o seu chassis e motor! Andretti ? será capaz de vir a F1 ? tudo isto me parece de qualquer forma prematuro !

      • Da última vez que ouvi falar, o acordo com o Audi está praticamente assinado e não vejo o que Andretti tem a ver com isso, pois são quase unânimes em não o deixar vir. A Honda anunciou oficialmente que ficarão em 2026 e a RBR anunciou que o Alpha Tauri continuará a ser alimentado pela Honda (e assim sucessivamente). Pensar que a BMW não voltará quando todos os outros estiverem a correr para a porta é como viver em Little House on the Prairie sem electricidade e sem meios de informação para 100 lugares.

  2. Haas Continua a ser arriscado porque não tem a mesma mentalidade que Sauber. Seria bom economicamente como uma empresa americana com Alfa Romeo, mas será mais como uma aposta se houver uma verdadeira estrutura organizada como a Sauber... ou a experiência desta última.

  3. Stellantis tem ambições para Alfa Romeo, enquanto que a Fiat, e mais tarde a FCA, só tinha desprezo por este antigo concorrente, comprado a um preço baixo pelas razões erradas em 1987.
    Claro que os tempos mudaram e a era dos motores de canto pertence ao passado (não só para a Alfa), mas não tenho dúvidas de que a Imparato e as suas equipas serão capazes de reanimar o Cuore Sportivo!

    • A ambição é tão grande que nenhum cliente quer ir à Alfa desde o casamento com a PSA.
      A FCA restaurou a imagem de Alfa que o Estado italiano tem vindo a destruir há décadas, como o demonstram recentemente os 8C, os 2 4C, o Giulia, o Stelvio e o Giulietta.
      Stellantis irá destruir o trabalho que foi feito e Alfa irá pelo cano abaixo!
      Em primeiro lugar, Alfa e Fiat nunca estiveram em concorrência (houve mesmo um acordo de cavalheiros entre as duas partes) e a Fiat não comprou Alfa (como Lancia) por um punhado de cerejas, mas foi o Estado italiano que se meteu no seu caminho, tal como a Citroën fez para a Peugeot!
      Quando se vê o número de cadáveres que a PSA tem no seu armário... muitos clientes têm medo!
      O PSA é o grupo que mais marcas a ele pertencentes em toda a Europa matou com britânicos.

      • Concordo plenamente convosco. Stellantis fabrica carros muito bons com plataformas comuns. Mas francamente a sua base comum STLA (IKEA) com carros como Dongfend ou Citroen, assinam a morte de Alfa Romeo para todas as pessoas que gostam de conduzir. E não estou a falar do desenho que sofrerá nas suas proporções com as arquitecturas padrão e todos os pequenos detalhes como os espelhos, maçanetas de porta, etc... que também serão estandardizados. Boas margens para os accionistas, bons produtos higienizados para os clientes, mas a morte da marca...

          • Excepto que o Tonale não é o tipo de produto que esperamos de Alfa Romeo como o futuro pequeno SUV (cujo nome permanece um enigma).
            Se for à Alfa Romeo e pensar que vai encontrar os mesmos produtos que compraria num revendedor geral, vai ter um verdadeiro prazer.
            Os únicos clientes "reais" da Alfa que lá estavam antes da chegada da Giulia e do Stelvio desertaram ou foram para a BMW, que levou consigo 50% da clientela e o resto saiu.... Aos japoneses.
            Se procura um produto da Alfa que se parece com o Peugeot, é como procurar um Cayman de 4 cilindros na gama de Ferrari, Lamborghini ou McLaren... em suma, não vai acontecer em breve e precisa de ter um mínimo de julgamento ao fazer a sua escolha.
            Não se vai à procura de um produto básico numa marca puramente desportiva.
            Os clientes da Tonale nunca serão os clientes da Giulia, do Stelvio, dos 8 ou 4C e de outros produtos do género.
            Não é uma questão de respeito mas uma questão de coerência.
            Tenho um familiar que queria absolutamente um carro desportivo plano 4 quando saiu das Caimão e bem ele levou o último BRZ e não foi à Audi para comprar um TT enquanto esperava que a Porsche saísse com um novo produto que fosse do seu interesse mas ele ficou na mesma base de produtos.... Isso é consistência.
            Além disso, duvido que o Tonale seja um sucesso porque só tem o nome de Alfa e é tempo de Alfa fazer duas entidades, como foi proposto no início dos anos 2000:
            Um puro desporto
            Um Desporto para Todos (onde o Tonale está localizado)
            Mas se quiser perseguir duas lebres ao mesmo tempo, acaba por não apanhar nada, por isso é melhor para a Alfa concentrar-se no que realmente sabem fazer (como vimos com o Giulia e o Stelvio e outros produtos HDG) e sobretudo reconstruir um serviço pós-venda digno desse nome, porque é aqui que muitos clientes que não renovaram a sua compra do Giulia (e há muitos deles só por causa disso) ficam presos.
            A prova do pudim é que o Dodge está no topo da lista e o famoso Hornet, que ainda não foi testado, já tem um atraso total, por isso não vejo como é que a Alfa será capaz de lidar com isso.
            Assim, fazer a Alfa's sair da Peugeots, ir à Alfa's à procura dos produtos que se encontram nos generalistas irá colocar a Alfa de volta ao mesmo nível de quando a Fiat a assumiu... no fundo do abismo.
            Mais vale fechar a marca e, como muitos, uma vez terminados os Stelvio e Giulia, procuraremos carros usados com baixa quilometragem ou voltaremos aos japoneses... e para ser uma grande parte dela, é exactamente esse o caso porque mais de 80% da clientela Stelvio ou Giulia era uma clientela que tinha desertado (da qual eu fazia parte) e é este tipo de clientela que mantém viva uma marca. Está bem encaminhado para recomeçar a ir para outro lado porque algumas pessoas já estão a perguntar sobre futuros produtos da Mazda ou Lexus (e paf the dog).
            Não conheço nenhum dono de Giulia ou Stelvio que tenha ido à Peugeot ou outras marcas semelhantes porque não são de todo a mesma clientela, mas realmente, realmente não!

      • Não concordo consigo! Tenho outra análise! a clientela também mudou! Tenho a impressão de que você vive com Nostalgia ! Tenho a impressão de que as pessoas compram mais um desenho do que qualquer outra coisa! Quantos compradores sabem que um Mercedes tem um motor Renault, para dar apenas um exemplo!
        Pessoalmente, gosto de mecânica, gosto de carros, mas dado o contexto actual, estou à procura de um carro bonito, bem acabado e confortável... dado o trânsito e a segurança, já não sabemos conduzir a menos que entremos num circuito!
        quando vejo um Peugeot 308 na estrada, acho-o mais desejável do que um BMW 1 series ou um Mercedes A class!
        A BMW nunca vendeu tantas séries de 1 ou 3, mas ainda vê muitos 6 cilindros? ..... Eu vejo muitos cilindros BMW 3 ....
        A BMW mudou para a tracção às rodas dianteiras, estão a vender menos? não, de modo algum!

        • Não está a viver num mundo irreal porque os clientes sabem o que estão a comprar, para além das versões de gama que apenas querem ter um veículo para passar do ponto A para o ponto B.
          Veremos quantos carros da série 1 FWD são vendidos no total ao lado da tracção traseira. Sim, vimos como os clientes estavam satisfeitos por ver o cilindro de 6 cilindros desaparecer ao ponto de a BMW se recusar a retirá-lo do cupê, uma vez que é o seu principal ponto de venda, bem como o facto de ser um motor de roda traseira. Quem o compra os clientes habituados às 3 séries que o acharam demasiado grande. Quantos clientes estão a abandonar a Mercedes porque agora só vão para 4 cilindros, a mesma marca que foi recentemente destronada por Tesla. Quantos clientes encontram uma Peugeot como você bonita ???? Não conheço nenhum.
          Não se vive no mesmo planeta que os compradores, aparentemente.

          • É possível que tenha toda a razão e que eu já não esteja de acordo com os desideratos da clientela actual e não esteja de facto em comunhão com uma clientela mais tradicional. O mundo está a mudar mais rapidamente do que pensamos, obrigado por dar o seu ponto de vista.

        • O design de um produto não é tudo e comparar um Alfa com um Peugeot... Não consegui esse. É como confundir uma toalha de chá com um conjunto de luxo. Dizer que os Peugeots são bonitos é pessoal porque se é a classe Mercedes A, o Audi A3, o BMW 1 ou o Peugeot 308 é horrível a nível pessoal.

          • Vou dar outro exemplo e não necessariamente uma opinião pessoal. Conheço um alfisto que conduziu uma giulia veloce vermelha durante anos. Esperou e esperou para mudar de carro... tentou o tonal e não está convencido. Seleccionou um Peugeot 308 SW enquanto esperava por outras novidades Alfa Romeo. Por isso, aí têm, têm de respeitar os gostos de todos, mas provavelmente também há uma escolha pragmática quando confrontados com uma oferta que não está ao nível dos clientes Alfa Romeo.

          • Excepto que o Tonale não é o tipo de produto que esperamos de Alfa Romeo como o futuro pequeno SUV (cujo nome permanece um enigma).
            Se for à Alfa Romeo e pensar que vai encontrar os mesmos produtos que compraria num revendedor geral, vai ter um verdadeiro prazer.
            Os únicos clientes "reais" da Alfa que lá estavam antes da chegada da Giulia e do Stelvio desertaram ou foram para a BMW, que levou consigo 50% da clientela e o resto saiu.... Aos japoneses.
            Se procura um produto da Alfa que se parece com o Peugeot, é como procurar um Cayman de 4 cilindros na gama de Ferrari, Lamborghini ou McLaren... em suma, não vai acontecer em breve e precisa de ter um mínimo de julgamento ao fazer a sua escolha.
            Não se vai à procura de um produto básico numa marca puramente desportiva.
            Os clientes da Tonale nunca serão os clientes da Giulia, do Stelvio, dos 8 ou 4C e de outros produtos do género.
            Não é uma questão de respeito mas uma questão de coerência.
            Tenho um familiar que queria absolutamente um carro desportivo plano 4 quando saiu das Caimão e bem ele levou o último BRZ e não foi à Audi para comprar um TT enquanto esperava que a Porsche saísse com um novo produto que fosse do seu interesse mas ele ficou na mesma base de produtos.... Isso é consistência.
            Além disso, duvido que o Tonale seja um sucesso porque só tem o nome de Alfa e é tempo de Alfa fazer duas entidades, como foi proposto no início dos anos 2000:
            Um puro desporto
            Um Desporto para Todos (onde o Tonale está localizado)
            Mas se quiser perseguir duas lebres ao mesmo tempo, acaba por não apanhar nada, por isso é melhor para a Alfa concentrar-se no que realmente sabem fazer (como vimos com o Giulia e o Stelvio e outros produtos HDG) e sobretudo reconstruir um serviço pós-venda digno desse nome, porque é aqui que muitos clientes que não renovaram a sua compra do Giulia (e há muitos deles só por causa disso) ficam presos.
            A prova do pudim é que o Dodge está no topo da lista e o famoso Hornet, que ainda não foi testado, já tem um atraso total, por isso não vejo como é que a Alfa será capaz de lidar com isso.
            Assim, fazer a Alfa's sair da Peugeots, ir à Alfa's à procura dos produtos que se encontram nos generalistas irá colocar a Alfa de volta ao mesmo nível de quando a Fiat a assumiu... no fundo do abismo.
            Mais vale fechar a marca e, como muitos, uma vez terminados os Stelvio e Giulia, procuraremos carros usados com baixa quilometragem ou voltaremos aos japoneses... e para ser uma grande parte dela, é exactamente esse o caso porque mais de 80% da clientela Stelvio ou Giulia era uma clientela que tinha desertado (da qual eu fazia parte) e é este tipo de clientela que mantém viva uma marca. Está bem encaminhado para recomeçar a ir para outro lado porque algumas pessoas já estão a perguntar sobre futuros produtos da Mazda ou Lexus (e paf the dog).
            Não conheço nenhum dono de Giulia ou Stelvio que tenha ido à Peugeot ou outras marcas semelhantes porque não são de todo a mesma clientela, mas realmente, realmente não!

          • Podia ter compreendido a escolha de um 508 SW, mas depois um 308... Acho-o o oposto de um Giulia, tudo em sobriedade intemporal...

          • Finalmente, com mais de 60.000 euros, lamento por Stellantis, mas se eu quiser um novo vagão de estação irei à BMW com um 330e Touring...

          • Fredo
            Teria toda a razão porque foi exactamente isso que os antigos clientes da Alfa Romeo e antigos clientes da (156 e 159) fizeram (a maioria deles ficou com a BMW porque não houve oferta de uma carrinha depois da Giulia, enquanto na Europa há um enorme potencial para esta versão, especialmente na Suíça, Alemanha, Bélgica, Lichtenstein e Luxemburgo) e muitos (digam o que disserem) não gostam nada de SUV (eu compreendo-os). Até recuperaram alguns dos clientes da Mazda, pois teimosamente continuam a cometer os mesmos erros que a Alfa (são ainda menos perdoáveis porque se estiverem ligados à Toyota, como sempre foi a Ferrari, têm a sua própria independência. É o que falta a Abarth, Alfa, Lancia e Maserati, porque a Fiat tem sido durante muito tempo e está a liderar o caminho.

          • Alexandre
            Diga-me o que chama aos clientes da Alfa Romeo?
            Se pensa que os clientes que compram o Tonale (que é o equivalente do Giulietta) são realmente a necessidade da hora?
            Não seria melhor fazer um verdadeiro Thema com base no Giulia com a versão de 4 cilindros (para os países que aceitam motores de combustão) e reservar a versão V6 para o Alfa em vez de os suprimir enquanto o faz evoluir ano após ano? Não seria melhor fazer uma Zeta ou Phedra numa Grecale com apenas as versões de 4 cilindros?
            Não seria mais rentável fazer uma Tese com base no Ghibli, que deverá desaparecer mas que tem um motor de 4 cilindros?
            Se eles continuarem a querer fazer volumes baixos mas margens altas (é exagerado e estou extasiado), é possível pagá-lo porque é mais rentável.
            Pessoalmente, não concordo com isto porque é melhor estar interessado nos clientes da gama Giulia (ou Stelvio, o que quer que seja) e melhorar os produtos todos os anos (como é o caso da Mazda, Lexus, Toyota, etc.), bem como da Lancia e Maserati, e sobretudo investir no serviço pós-venda mais competente do mundo?
            Não que a este nível de incompetência o grupo Fiat (para Lancia, Alfa, Abarth) tenha sido vencedor durante anos porque se fosse a Lada para ter um Quadrifoglio ou Veloce reparado ou mantido, eles seriam certamente mais competentes e é isso que afasta tantos clientes da compra de uma nova geração Alfa

          • Serei humilde, não tenho o conhecimento histórico de tudo o que listam. E não sou engenheiro automóvel para saber como e com que rapidez adaptar um carro.

            Por outro lado, há pouco mais de 10 anos que acompanho assiduamente as notícias dos fabricantes italianos com os seus fracassos e sucessos, ouço também os vendedores dos concessionários, alguns dos quais se tornaram amigos, ouço também os meus numerosos companheiros que têm carros italianos mas também outras marcas. Também tenho alguns contactos em Modena com os quais tento manter boas relações.

            É um facto simples que os decisores de hoje não são os decisores de ontem, o mercado automóvel de hoje não é o mercado de ontem e os clientes de hoje não são os clientes de ontem.

            Em tudo o que diz, só tenho contra-exemplos: os clientes são muito mais voláteis e pragmáticos quando escolhem um carro.

            O que é hoje um cliente Alfa Romeo? Acho que sei que num mundo de fantasia. Na realidade, não sei.

          • Nada impede um Thema com o mesmo interior que a versão de luxo Giulia com 4 cilindros em tracção traseira ou 4WD e o mesmo para Alfa em tracção traseira V6 ou 4WD até 2035.
            Não é um grande investimento e paga-se a si próprio num instante, e quando se vê a qualidade da plataforma Giorgio teria de se ser estúpido para não tirar partido dela.

        • A Alfa, o melhor construtor de motores que utiliza motores Ferrari, é mais um obstáculo, porque não pode ser melhor do que a própria Ferrari. Uma vez que tudo vai para a eletricidade, eles não vão fazer os seus próprios motores e todos os bons engenheiros da Alfa já não estão lá. Mesmo Sergio Limone já está velho e provavelmente não quer envolver-se mais.
          A Alfa precisa de trazer de volta a antiga linha de 2007 e também precisa de actualizações mais rápidas e novos modelos de 5 em 5 anos e não conduzir o mesmo modelo até que ninguém o compre mais. Basicamente, a Alfa precisa da mesma linha de produtos que todos os outros fabricantes

    • O "desprezo" que levou a FCA a gastar um bilião numa plataforma exclusiva, uma referência na categoria sete anos após o lançamento do Quadrifoglio Giulia, para dois modelos. Tem havido coisas piores na história da marca, incluindo uma colaboração com a Nissan, por exemplo... Espero que a Imparato defenda a instituição contra os assassinos dos custos.

  4. Aparentemente um coupé desportivo está bem encaminhado, porque não um eléctrico... mas o Giulietta está programado para desaparecer, até se aperceberem que todos estão cansados de SUV, especialmente para uma marca que afirma ser desportiva. A propósito, é o mesmo com os ecrãs grandes. Para o Tonale, o bloco do motor não está obviamente à altura, ao contrário da plataforma, que não é má para a categoria (sendo tudo relativo). Talvez consigam encaixar uma bateria de capacidade decente com as novas gerações industrializadas. Mas não será necessário adiar em relação à concorrência porque é a imagem da marca que levaria um golpe.

    • Fredo, de momento, a concorrência está a vacilar, porque podemos ver que os carros eléctricos não são isso. Veja o número de recolhas na Mercedes (os tipos estão no fim da corda e na BMW estão a servir o rabo), Para além do grupo VAG, que se recusa a dar resultados reais por serem tão catastróficos em termos de fiabilidade (para não mencionar que vendem carros que nem sequer estão acabados para evitar que apodreçam no parque de estacionamento, como foi o caso das primeiras identificações) e são obrigados a untar as palmas das mãos dos jornalistas para que não se fale das desilusões dos seus produtos (assim, são os clientes que vão sofrer, como de costume, e dirão que o menor problema é culpa deles). Esta é também a razão pela qual o chefe do grupo VAG foi convidado a sair, porque eles estão numa confusão que receio que nunca verão o fundo do poço.
      Como diz o ditado, não vale a pena correr, é preciso começar no ponto certo e bem a Mercedes e o Grupo VAG correram como loucos mas a queda é ainda mais difícil (mesmo que eu não goste do Grupo VAG, não quero que eles desapareçam porque isso seria uma dor no pescoço porque precisamos de diversidade como para tudo o resto).

  5. Fedro la Tonale não é de todo um modelo desportivo, mas sim um modelo chamado "todo-o-terreno" que substitui tipos de produtos tais como vagões cruzados. Esta plataforma é um sucesso (especialmente quando se vê o que o concurso está a oferecer 👎). É aí que se engana porque o seu motor vai bem com o conceito, que é mais acessível ao torque do que à potência, agora concordo consigo... não pertence à Alfa Romeo e deveria ter sido implementado em Lancia para ter um tipo de jipe muito mais luxuoso e confortável, enquanto que há milhares de clientes que preferem ter um station wagon Giulia (este sai sempre) um e 2+2 coupé e um substituto 4C na veia do Artega GT (que pode ser partilhado pela sua plataforma com Lancia para o Luxo em versão GT para a viagem).
    Onde tem razão é que a Alfa precisa de trazer para fora um Giulietta na plataforma Giulia abreviada que trará os clientes necessários e trará para fora uma edição desportiva mas ainda limitada do Tonale.
    De momento, os clientes que fala pela Alfa estão demasiado apegados às térmicas e esperam mais pelas evoluções do novo combustível e, mais uma vez, estão certos para os ecrãs porque pessoalmente isso dá-me a marca da náusea, excepto Fiat e Mazda que os camufla (o 124 ou MX5).
    Mas a sua visão para o carro eléctrico é a visão perfeita do que os clientes esperam de Lancia porque quando Marchionne gritou erradamente que Lancia já não significava nada, fez rir os clientes e na Suíça ele parecia um ignorante do pior tipo (ele procurou-o na altura e voltou com uma cara de 15 metros de comprimento).
    A Alfa sempre teve apenas 3 concorrentes, mas entretanto perderam o seu caminho, que são a Mazda, BMW e Lexus (os últimos 2 já não sabem o que fazer e é uma pena porque agora têm o rabo em duas cadeiras e não é assim tão difícil obter a sua imagem de marca sem sacrificar o seu ADN (como foi o caso da Alfa).
    Se olharmos para a história de todas as marcas Stellantis, as únicas marcas Prenium são Lancia e Citroen por causa do seu produto, das suas imagens, da sua história e até da sua partilha. O tipo de produtos que não se encontram na Maserati mas em concorrência directa com a Acura, Audi, Jaguar, Lexus (daí o problema para a Toyota), Infiniti e outros e no que diz respeito ao motor (V6) deve ser deixado à Maserati para fornecer e cuidar da Citroen e Lancia (ver Chrysler que poderia subir de gama com o estilo de vida americano, o estilo de vida italiano e o estilo de vida francês).

    • Citroën, premium? Tem a certeza sobre isto? Citroën que quase matou Maserati? Penso que temos duas visões muito diferentes da situação. Eventualmente a Citroën pode reivindicar uma imagem "techno" com várias inovações importantes na sua história, tal como a Lancia. Mas de momento - e durante várias décadas - é sobretudo uma imagem de "nível de entrada" no PSA...

      • Citroën é certamente mais prenium do que DS que não tem legitimidade ou história, todos os produtos de topo da gama em França foram lançados sob Citroën e não sob Peugeot ou qualquer outro.
        Quer seja Lancia ou Citroën, foram eles que trouxeram à tona o prenium de estilo italiano e francês.
        Não foi a Citroën que quase afundou o Maserati, mas os próprios Maserati que na altura, como a Lamborghini, estavam a trazer carros desportivos que eram feitos à pressa e por vezes sem serem afinados e quando se ia ao serviço pós-venda.... Eles estavam ausentes.
        Os SM, DS e GS eram de facto carros de luxo, enquanto a Peugeot ainda se debatia com soluções arcaicas e agradece-lhe África e o Médio Oriente por terem comprado os seus carros de baixo custo, caso contrário os 205 nunca teriam saído e o Leão teria acabado numa lata de sardinha há muito tempo atrás se o Estado francês não tivesse financiado o PSA às escondidas para evitar que a sua cultura automóvel desaparecesse para sempre
        Não podemos dizer que os 505, 605 e outros 607 foram considerados carros de luxo... a prova é que, para além dos 505 no estrangeiro, nenhum deles funcionou.
        Na mente dos clientes (especialmente no estrangeiro onde é óbvio) Peugeot é o fundo da gama e Citroën a arte de viver francesa.
        Mesmo em cupés acessíveis, a Peugeot fez um fracasso total com a sua RCZ!
        Para a pessoa média, um Peugeot não é mais nem menos do que um carro de pensionista que quer ir do ponto A ao ponto B e até tem os seus clientes roubados por... Dacia que vende os seus Peugeots aos romenos (que pelo menos oferecem um verdadeiro 4×4).

    • Não sei se o motor do Tonale é o que Alfa queria ou não, mas o primeiro reflexo dos testadores profissionais foi esmagar o acelerador e lá... Eles ficaram desapontados, e escreveram sobre isso. Confortável, bem insonorizado, com uma linha agradável (para um SUV), espaçoso, prático, tudo o que deseja mas não muito desportivo. O motor de quatro cilindros de 280 cavalos de potência está reservado para os EUA e a versão eléctrica é uma boa maneira de salvar o dia.

  6. Mais uma vez temos duas visões diferentes, por um lado porque a questão do acabamento estava totalmente ausente nos anos 70, num sector que ainda se encontrava a nível artesanal. A Citroën comprou a nossa marca italiana após os lançamentos muito bem sucedidos dos Ghibli e Indy (não eram mais filantropos do que são hoje) e depois abandonou-a totalmente, tendo ela própria uma reputação terrível em termos de fiabilidade que persiste até aos dias de hoje. Foi o estado italiano e depois De Tomaso que salvou a marca até 1993. E não foi por nada que a Ferrari impôs um conjunto de pontos de melhoria durante a aquisição...

    • Os pontos de rectificação feitos pela Ferrari foram feitos a pedido da Fiat. Não estamos a falar do acabamento interior (embora para dizer que estava ausente nos anos 70, não era o caso de muitas outras marcas) mas sim bem e verdadeiramente da afinação, da fiabilidade mecânica que não estava nada à altura do prestígio da marca desde que os irmãos Maserati venderam o seu bebé e a Maserati pagou o preço da forma como Ferruccio Lamborghini estava a gerir a sua empresa (conhecemos o resultado)
      O Estado italiano, quer para a Maserati quer para a Alfa, a aquisição foi catastrófica e sob a era DeTomaso (tendo tido um Shamal e um Biturbo), acabou por arruinar a imagem de marca porque foi vendida sem uma afinação e acabou à pressa.
      A salvação veio da Fiat e eles aceitaram-na de volta por um preço modesto porque tudo tinha de ser refeito e o desenho do Quattroporte 4 era tão complicado que tiveram de redesenhar tudo, por isso hesitaram entre Evoluzione e dar-lhe o nome de Quattroporte 5 e é noite e dia entre o 2.

    • O que é bom para si é que mesmo que não tenhamos o mesmo ponto de vista, sabe do que está a falar e isso é fixe porque permite um verdadeiro diálogo argumentativo, obrigado por esse Fredo e tenha um óptimo fim-de-semana.

      • Não sei se o motor do Tonale é o que Alfa queria ou não, mas o primeiro reflexo dos testadores profissionais foi esmagar o acelerador e lá... Eles ficaram desapontados, e escreveram sobre isso. Confortável, bem insonorizado, com uma linha agradável (para um SUV), espaçoso, prático, tudo o que deseja mas não muito desportivo. O motor de quatro cilindros de 280 cavalos de potência está reservado para os EUA e a versão eléctrica é uma boa maneira de salvar o mobiliário. Para o Ghibli II I tenho um e francamente é um carro muito bom, tanto o motor como o acabamento interior, está tudo em muito bom estado e a restauração não foi difícil. Excelente semana, uma vez que já é segunda-feira!

  7. Em 2027 todos os Alfa Romeo serão 100 % eléctricos e é o fim do Alfa Romeo Sr. Imparato...
    Sou dono do Alfas desde os 19 anos de idade, tenho agora 58 anos e sou dono de um Giulia Quadrofoglio, e NUNCA TEREI NADA por um Alfa eléctrico nem por nenhum TODO, coisa de motores de combustão de Hidrogénio ou bio-combustíveis como o Porsche, porque talvez EV tenha sucesso até 2100, com uma tecnologia totalmente diferente, não até 2027, nem até 2030, em algumas ideias não tão inteligentes dos Políticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *